Secretaria de Educação

Responsável: FRANCISCO WESLEY BATISTA MOREIRA
Endereço: Avenida Oito, n.º 120 – Setor Remor
E-mail: weslebatista65@hotmail.com
Telefone:(94) 99127-6505

Assessora Executiva – Luciana Faria : (94)99116-7073
Horário de Atendimento: Das 07:30 as 11:30 e das 13:30 as 17:30.


FRANCISCO WESLEY BATISTA MOREIRA, nascido na cidade de Rio Maria-PA, em 11.06.1983, filho de Maria Lúcia Batista e de Francisco Antônio Moreira.Desde a sua adolescência ocupou papel de destaque na política municipal, foi Presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Senador Catete Pinheiro e posteriormente Presidente da UMER – União Municipal dos Estudantes de Rio Maria. Militante de movimentos sociais, aos 21 anos de idade foi eleito e reeleito Conselheiro Tutelar, presidiu o Conselho Municipal de Saúde por dez anos, bem como outros conselhos como de Assistência Social e dos Direitos da Criança e Adolescente.Formou-se em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, é professor efetivo da rede municipal de ensino,exerceu a função de Assessor da Secretaria Municipal de Educação de 2009 a 2016.

Atribuições e competências da secretaria.

A secretaria Municipal de Educação conta hoje com uma equipe técnica e pedagógica satisfazendo todas as necessidades da educação RIOMARIENSE.

A equipe técnica monitorando e implementando os programas do governo federal. Como: PACTO (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), PAR (Programa de Ações Articuladas), Mais Educação, PDE-escola, PDE interativo, Escola Ativa, FUNDEB e CME (Conselho Municipal Educação), EJA, Pró letramento, Escola Aberta, Pró conselho, e outros.

A equipe pedagógica realiza formação com gestores, coordenadores e secretários da rede e monitora o processo ensino aprendizagem dos alunos.

Coordenar e acompanhar a revisão do PPP e a elaboração dos Planos de Ação dos coordenadores e dos gestores escolares.
Promover e incentivar a realização de formação dos educadores, com palestrante a convidar, levando em consideração temas relevantes à ação cotidiana.
Realizar encontros de gestores para discutir assuntos pertinentes à educação.
Observar o processo pedagógico dos gestores nas escolas municipais, bem como o desenvolvimento do processo pedagógico e educativo.
Verificar como vem ocorrendo a prática dos professores na sala de aula.
Analisar com coordenadores escolares a ficha bimestral de rendimento escolar dos alunos.
Discutir sobre a Proposta de Avaliação Diagnóstica e sua intencionalidade no processo autoaprendizagem em todo início de ano letivo.
Avaliar e reelaborar diários de classe da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Realizar formação continuada para os professores que atuam nos anos/séries iniciais do ensino fundamental, inclusive na assegurando as condições necessárias para que possam fazer a sua formação em serviço.
Incentivar as equipes pedagógicas a participarem de cursos de formação continuada assegurando as condições necessárias para que possam fazer a sua formação em serviço.

Esta secretaria conta com uma frota de ônibus para o transporte de alunos, onde mais da metade são ônibus novos, e, não utilizando carros impróprios para transporte escolar.